top of page

Diferença entre Parassonias e Dissonias no Sono Infantil



Parassonias e Dissonias são distúrbios de sono que causam atividades anormais no sono de adultos e crianças. Parassonias estão ligadas a aspectos neurológicos (que afetam os ciclos de sono REM e NREM) e também podem ter um fator genético. Dissonias estão ligadas a um despreparo fisiológico no corpo, e afetam quantidade e qualidade do sono (como a capacidade de adormecer e permanecer dormindo) e durante o dia (como exaustão, capacidade de concentração, falta de memória, etc).


Ambos problemas de sono são diferentes mas podem estar ligados, muitas vezes uma pessoa pode apresentar uma parassonia pois também há uma dissonia não diagnosticada, que está causando um quadro de exaustão, aumentando um sintoma de uma parassonia.


Parassonias mais comuns são Pesadelos (pico entre 3 e 6 anos de idade), Inércia do Sono (mais comuns até 5 anos), Terror Noturno (geralmente entre 3 e 8 anos), Sonambulismo (comum entre 3 e 7 anos), Sonilóquio (mais comum entre 3 e 7 anos) e Enurese (até 6 anos).


Dissonias mais comuns são Apnéia do Sono, Síndrome da Perna Inquieta, MPS (Movimentos Periódicos do Sono), Distúrbio Rítmico do Movimento, Narcolepsia, Bruxismo, Transtorno do Ritmo Circadiano.


Em se tratando de sono infantil, o papel do Educador Integrativo é vital, pois o conhecimento e olhar atento a criança, permite a identificação de estressores e podem torná-lo o primeiro a notar algo de diferente na criança, alertando aos pais e encaminhando aos profissionais adequados para tratamento/cura. O Educador nunca fará um diagnostico, porém trabalhará em multidisciplinaridade com outros profissionais para confirmar os sintomas e ajudar a família.


Além de auxiliar na identificação dos distúrbios, o Educador Integrativo trabalhará no plano de fundo ajudando a família com acolhimento e redução do estresse, criação de uma rotina tranquila e adequada e dando suporte no aspecto comportamental da criança durante o dia, que pode ter sido afetada pela exaustão da baixa qualidade de sono, apresentando-se como comportamentos desafiadores.




35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page